quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Tirinha Congresso



Em todas as sociedades nas quais foram instituídos códigos legislativos escritos, a questão moral direcionou as decisões sobre a legislação.  A moral tem a mesma função da lei, reger a vida coletiva, mas, por não ser escrita, ao corrompê-la, o indivíduo não necessariamente sofre punição predefinida. Através dos tempos, a legislação pode alterar-se, acompanhando a dinâmica de mudança nas relações sociais e na moralidade. A redefinição dos princípios morais pode contrariar a lei, gerando conflitos entre a legislação e a moralidade. Na complexidade das sociedades atuais, alguns valores morais de certos grupos não são compartilhados por outros, por isso não podem tornar-se lei, para não ferir os princípios da coletividade.
Hegel definiu ética a partir da noção de bondade natural dos homens, ou seja, considerou a ética do bom selvagem corrompida pela sociedade.
 A ética refere-se à coerência do indivíduo com seus princípios, e cada parlamentar vota de acordo com sua vontade, independente dos anseios populares.









Nenhum comentário:

Postar um comentário